Pesquisa

Associação entre aspectos psicossociais e características do sono com sintomas musculoesqueléticos e depressão em trabalhadores de saúde - estudo longitudinal. Estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de atenção básica. Inovação e transformação da atividade de prevenção de riscos profissionais - ITAPAR Gestão da Qualidade no Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem Organização do processo de trabalho das equipes de saúde: dispositivos para integralidade nas Redes de Atenção à Saúde Gestão do Trabalho e Promoção da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

Associação entre aspectos psicossociais e características do sono com sintomas musculoesqueléticos e depressão em trabalhadores de saúde - estudo longitudinal

Período: 2020 - atual

Descrição: Contextualização: Os trabalhadores da saúde lidam com situações fisicamente e emocionalmente desgastantes no trabalho. Os profissionais que trabalham em turno noturno podem apresentar desequilíbrio do sono. Estes aspectos fazem com que estes trabalhadores sejam afetados por problemas de saúde, como sintomas musculoesqueléticos e transtornos mentais. Objetivo: Avaliar a relação entre aspectos psicossociais e características do sono com sintomas musculoesqueléticos e depressão em trabalhadores de saúde. Métodos: O estudo será realizado nos três níveis de atenção do SUS, envolvendo em torno de 2083 trabalhadores da atenção primária, secundária e terciária do município de São Carlos, SP. Os sintomas musculoesqueléticos e depressão serão avaliados pelo Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares e Inventário Beck de Depressão, respectivamente. Serão aplicados ainda um questionário sociodemográfico, o Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ II-Br) e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-Br). Os trabalhadores do turno noturno serão avaliados em relação ao sono por meio de acelerômetros. Os dados serão analisados de forma descritiva e por meio de análise de regressão para identificar os fatores associados aos sintomas e à depressão. Resultados esperados: Espera-se identificar os fatores associados aos sintomas musculoesqueléticos e à depressão para propor ações preventivas específicas para os trabalhadores de saúde.

Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Processo FAPESP n. 20/10098-1

Coordenadora: Tatiana de Oliveira Sato

Pesquisadora associada: Vivian Aline Mininel

Integrantes: Bianca Biason Albuquerque, Rosângela Aparecida de Sousa, Fabio Leandro da Silva, Juliana Kelly Pascchotto Caneppele, Beatriz Suelen Ferreira de Faria, Josiane Sotrate Gonçalves, Ludmilla Maria Souza Mattos de Araújo Vieira e Luiza Salvador Rohwedder

Gestão do trabalho e promoção da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Ano: 2016 - atual

Descrição: A Promoção da Saúde, eixo estruturante do modelo de Atenção Integral em Saúde, engloba um conjunto de ações e práticas que incluem a gestão do trabalho com foco na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Dada à multifatorialidade, complexidade e intersetorialidade que envolvem a temática, este projeto de pesquisa tem como objetivos: (1) compreender os processos, as formas de organização e condições de trabalho; (2) analisar riscos, doenças e agravos na população trabalhadora; (3) conhecer as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT); (4) compreender o afastamento e retorno ao trabalho em seus diversos aspectos; (5) desenvolver estratégias de promoção à saúde e prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho; (6) desenvolver ações de educação e formação dos profissionais de saúde para atenção às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras; (7) desenvolver estratégias para fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador; (8) desenvolver estratégias de prevenção das incapacidades decorrentes da atividade laboral; (9) implementar intervenções sobre fatores de riscos, ambientes, processos e atividades de trabalho; (10) desenvolver ações de reabilitação para retorno ao trabalho. O projeto pressupõe o reconhecimento do trabalho como um dos determinantes sociais do processo saúde-doença, da epidemiologia em saúde do trabalhador, dos riscos ocupacionais e das diversas interações entre trabalho e saúde. É composto por diferentes subprojetos de pesquisa, com delineamentos metodológicos específicos, direcionados aos trabalhadores em geral e, especificamente, da área da saúde e enfermagem. Outras propostas poderão ser vinculadas a este projeto, à medida que abordem a temática proposta..

Coordenadora: Vivian Aline Mininel

Integrantes: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, Ana Paula Griggio, Luciana Geraldi, Alessandra Pichinelli Bertto, Debora Bessa Mieiro, Maria Ferreira da Silva , Fernanda Maria de Miranda, Karen Grecco de Freitas, Marina Moraes Ferro, Thainá Josiane Cavinatto, Bianca Biason Albuquerque,  Rosângela Aparecida de Sousa,  Letícia Lima dos Santos,  Fabio Leandro da Silva,  Juliana Kelly Pascchotto Caneppele, Luiza Salvador Rohwedder, Agatha Scarpa, Beatriz Eliseu Ferreira, Lidiane Miotto Barretta e Sara de Almeida Pedrosa.

The effectiveness of faculty development activities for interprofessional education facilitators

Ano: 2019 - Atual

Descrição: Despite increasing international demand for interprofessional education (IPE) in health care, there remains limited understanding of the kind of faculty development (FD) activities needed. This paper reports on a protocol for a systematic review to answer the review question: What are the available FD activities for IPE facilitators, and which are more effective? The review aims to identify principles and methods to develop competent facilitators in IPE and to identify implications and effects of FD for IPE concerning individuals, organizations, education, and health practice. Literature was identified through systematic searches in the electronic databases: MEDLINE (Ovid), Embase (Ovid), Eric (EBSCO), CINAHL (EBSCO), Scopus, and Web of Science. There will be no restrictions on language or publication period. Screening of potential studies will be completed independently by at least two reviewers. The research quality of studies will be assessed for methodological rigour using established instruments based on the Critical Appraisal Skills Programme. Search results will be summarized using the PRISMA flow diagram. The proposed review seeks to provide clarity on the evidence base of FD for IPE facilitators, to strengthen future design and delivery of FD activities, and to enable ongoing success of this educational model.

Coordenadora: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva

Integrantes: Vivian Aline Mininel, Marcelo Viana da Costa, Rosana Aparecida Salvador Rossit, Andreas Xyrichis.

Collective leadership to improve professional practice, healthcare outcomes, and staff well-being

Ano: 2019 - Atual

Descrição: Cochrane review (intervention) witch main objective is to assess the effects of Collective Leadership for healthcare providers on professional practice, healthcare outcomes and staff well-being, when compared with usual centralised leadership approaches. For the purposes of the current review, we defined Collective Leadership interventions as those which explicitly aim to improve professional practice, healthcare outcomes, or both, through fostering mechanisms of: 1. sharing decisions in an interactive, interdependent process; 2. clarifying roles and sharing responsibilities across team members; and 3. staff empowerment and motivation. We will consider any study meeting the study design criteria from the Cochrane Effective Practice and Organisation of Care Group.

Coordenadora: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva

Integrantes: Marina Peduzzi, Vivian Aline Mininel, Heloise Fernandes Agreli, Andreas Xyrichis, Harrison Reema.

Educação Interprofissional em Saúde e prática colaborativa no cuidado

Ano: 2017 - Atual

Descrição: As mudanças no perfil epidemiológico com aumento das doenças crônicas e envelhecimento da população sinalizam a complexidade crescente dos cuidados em saúde. A atenção integral às necessidades de saúde dos usuários, população e comunidades requer a articulação de profissionais de diferentes áreas em equipes integradas e colaborativas em todos os pontos das redes de atenção à saúde (RAS). Esse trabalho pode ocorrer em equipes no interior de cada unidade, entre equipes de diferentes departamentos que colaboram, entre serviços da rede e entre os diferentes setores como saúde, educação, assistência social, entre outros, configurando o cuidado intersetorial e uma rede colaborativa de atenção e gestão do cuidado em saúde. O referido contexto de práticas colaborativas e coordenação do cuidado na perspectiva da integralidade na RAS depende de um modelo de formação voltado para o trabalho em equipe. A educação interprofissional em saúde é uma proposta de formação veiculada pela Organização Mundial de Saúde em prol da formação articulada entre diferentes áreas profissionais, com o propósito de contribuir para a colaboração e a qualidade da atenção em saúde. A EIP pode ser ofertada desde a graduação, durante a pós-graduação e no contexto da educação em serviço. Este projeto visa desenvolver estudos com ênfase na gestão da formação, da educação interprofissional em saúde, da educação permanente em saúde, do trabalho em equipe, da prática colaborativa, do processo de trabalho em saúde e das necessidades de saúde dos usuários. Busca analisar a organização do processo de trabalho em saúde e da formação voltados para a integralidade da atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde com investigações em diferentes cenários da educação e do cuidado na esfera da atenção primária, especializada e hospitalar.

Coordenadora: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva

Integrantes: Vivian Aline Mininel, Roberta Silva Apparecido, Daniele Fabiana Cucolo, Carla Cristina Del Valle, Iramildes Silva Souza.

Desenvolvimento docente na perspectiva da educação interprofissional em saúde

Ano: 2020 - Atual

Descrição: Este estudo tem como objetivo promover o desenvolvimento docente em educação inetrprofisisonal em saúde. Seus objetivos específicos são: identificar as competências, estratégias metodológicas e de avaliação que podem ser utilizadas em uma proposta de desenvolvimento docente na perspectiva da educação interprofissional em saúde; analisar o processo de construção, implementação e avaliação de uma proposta de desenvolvimento docente na perspectiva da educação interprofissional em saúde. Trata-se de um estudo de métodos mistos (MMs) definido pela combinação de técnicas quantitativas e qualitativas nos procedimentos de coleta e análise de dados em uma pesquisa. A coleta de dados será realizada nas seguintes fases: revisão de escopo, planejamento e elaboração da intervenção educativa, implementação e avaliação.

Coordenadora: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva

Integrantes: Rosana Aparecida Salvador Rossit, Nathália Roberta Betelli, Daniella Rosaly Leite, André Wilian Lozano, Amanda Namíbia Pereira Pasklan.

Estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de atenção básica - PPSUS 

Período: 2019 - 2022

Descrição: Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde - PPSUS -Acordo FAPESP, CNPq e Ministério da Saúde. O acesso e utilização dos serviços constituem fonte de cuidado a cada novo episódio de problema de saúde, que depende da disponibilidade, organização de serviços com capacidade técnica resolutiva para avaliação qualificada das necessidades de saúde apresentadas e vivenciadas pelos usuários. Com o pressuposto de que os modelos de gestão orientam a lógica de organização dos serviços de saúde e influenciam o acesso dos usuários, busca-se compreender estratégias de gestão, os processos de trabalho em saúde e os principais aspectos que influenciam na qualidade dos serviços e acesso dos usuários. Objetivo Geral: Construir estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de Atenção Básica. Objetivos específicos: (i) Analisar os dados dos três ciclos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica; (ii) Avaliar os atributos da Atenção Básica na perspectiva dos usuários e profissionais e de saúde; (iii) Mapear os fluxos de atividades e acesso aos serviços de saúde na Atenção Básica e (iv) Construir estratégias juntamente com usuários, profissionais e gestores de saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de Atenção Básica. Método: Trata-se de um estudo de métodos mistos sequenciais, que contempla as abordagens qualitativa e quantitativa dos dados. Será desenvolvido em quatro etapas sequenciais, envolvendo: (1) etapa de análise documental, para avaliação dos resultados do PMAQ-AB do município de São Carlos; (2) etapa quantitativa, para avaliação dos atributos da AB, por meio do instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool) na perspectiva dos usuários (versão adulto e criança) e profissionais e de saúde; (3) etapa qualitativa exploratória, para mapeamento dos fluxos de atividades e acesso aos serviços da rede de AB do município de São Carlos; (4) etapa qualitativa para construção coletiva de estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de AB. Os dados serão analisados por meio de diferentes abordagens, à luz do referencial teórico do processo de trabalho em saúde e da Atenção Básica. Resultados esperados: Os resultados evidenciarão um desenho do estado atual da Atenção Básica no município de São Carlos-SP, bem como a construção de estratégias de gestão para melhorias no acesso e qualidade de serviços, que poderão subsidiar a gestão local e influenciar outros municípios na organização do trabalho das unidades e fortalecimento da referência e contrarreferência do usuário na rede.

Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Processo FAPESP n. 19/03957-0

Coordenadora: Vivian Aline Mininel

Integrantes: Marina Peduzzi, Lucieli Dias Pedreschi Chaves, Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, Maria Ferreira da Silva, João Alberto Camarotto, Sueli Fátima Sampaio, Márcia Niituma Ogata, Valéria Marli Leonello, Everson Cristiano de Abreu Meireles, Andreas Xyrichis, Cristiane Shinohara Moriguchi de Castro, Paola Lefcadito Alvares, Denise Aparecida Braga, Siliani Aparecida Martinelli Brunozi, Amanda Adabo Gastaldi, Luana Viviani Borges, Maria Emilia Pereira Lopes e Nathalya Ferreira Lima

Organização do processo de trabalho das equipes de saúde: dispositivos para integralidade nas Redes de Atenção à Saúde 

Ano: 2017 - 2020

Descrição: Projeto Universal CNPq Chamada 2016 aprovado com R$ 29.000,00. O trabalho em equipe consiste em uma estratégia para articulação das práticas em prol da integralidade do cuidado aos usuários nas Redes de Atenção à Saúde. Estudos sobre temática da organização do processo de trabalho em equipe podem contribuir para produzir evidências sobre a efetividade, eficácia das equipes e propor caminhos para seu fortalecimento. Objetivo geral: Analisar a organização do processo de trabalho em equipes de saúde na Atenção Básica em Saúde (ABS) e seus desdobramentos para integralidade no âmbito da RAS do SUS. Objetivos específicos: A) Mapear a força de trabalho na ABS na região do Departamento Regional de Saúde (DRS) III-Araraquara; B) Identificar e analisar os modelos de gestão do processo de trabalho em saúde na ABS e os dispositivos relacionados à implementação da RAS; C) Analisar o trabalho em equipe na ABS; D) Desenvolver estratégias para fortalecer o trabalho em equipe na ABS na RAS. Método: Estudo quali-quantitativo que será desenvolvido na ABS da região de saúde coração da DRS III ? Araraquara em quatro etapas: 1) Mapeamento da força de trabalho no SUS, cujos dados serão levantados nas Secretarias Municipais de Saúde e on-line pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde; 2) Entrevistas semiestruturadas com gestores; 3) Aplicação da escala de clima de trabalho em equipe; 4) Grupos focais com trabalhadores e/ou gestores. Os dados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e para os qualitativos será utilizada a técnica de análise de conteúdo temática à luz dos conceitos de trabalho em equipe, modelos de gestão e integralidade da atenção. Espera-se que os resultados do estudo contribuam para o fortalecimento do trabalho colaborativo nas Redes de Atenção à Saúde.

Coordenadora: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva

Integrantes: Márcia Niituma Ogata, Maria Lúcia Teixeira Machado, Geisa, Carole Orchard, Sueli Fátima Sampaio, Vivian Aline Mininel, Valéria Marli Leonello, Adriana Barbieri Feliciano, Daniele Fabiana Cucolo, Heloise Fernandes Agreli, Regimar Carla Machado Ranzini, Tanyse Galon.