Extensão
InformaSUS-UFSCar - Comunicação Social no Contexto da COVID-19
Período: 2020 - atual
Descrição: Projeto de Comunicação Social em Saúde desenvolvido em torno das necessidades de difusão de conhecimento científico, cuidados e orientações à Saúde baseadas em evidências científicas, bem como para servir de suporte a iniciativas de combate a notícias falsas em mídias sociais em torno do acontecimento e dos impactos sociais da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma articulação interdepartamental que reúne docentes e técnicos-administrativos no trabalho de curadoria editorial para difusão de conhecimento científico, com suporte em plataforma naWeb. A imprensa oficial, as mídias sociais e os meios de comunicação serão respeitados em suas institucionalidades, sendo um projeto de comunicação e de difusão do conhecimento científico à comunidade acadêmica e à população em geral. O projeto conta com website no endereço www.informasus.ufscar.br e em perfis de redes sociais.
Fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no município de São Carlos-SP
Período: 2019
Descrição: Esta atividade tem como objetivo contribuir com o fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no município de São Carlos-SP, a partir de reflexões junto à Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e oficinas sobre os desafios e potencialidades na área de Saúde do Trabalhador. A consolidação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) ainda é um desafio no contexto da saúde, especialmente na esfera municipal. A UFSCar vem atuando em diversos espaços e desenvolvendo ações no sentido capacitar pessoas para a gestão e participação social no campo da Saúde do Trabalhador, sendo que este projeto irá corroborar com tais ações..
Financiamento: Universidade Federal de São Carlos.
Educação interprofissional e produção de evidências no contexto da covid-19
Período: 2021 - 2021
Descrição: O ensino de graduação na área da saúde tradicionalmente é pautado em conteúdos extensos que são organizados de forma fragmentada e centrados na doença. Há a valorização das especialidades e das ações isoladas das profissões, com ausência de práticas interprofissionais nos currículos. A necessidade de rever a formação dos profissionais de saúde foi impulsionada pela aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em saúde a partir de 2001 que afirmam a formação profissional de saúde para atender ao sistema de saúde vigente e o trabalho em equipe. Porém, os cursos de graduação ainda possuem poucas oportunidades de vivências das necessidades em saúde da população e do trabalho em equipe. Neste cenário, identifica-se a necessidade de fornecer a aproximação entre ensino e trabalho de forma a permitir que o trabalho em equipe seja viabilizado, com troca de conhecimentos e com a vivência da produção do cuidado. Como a educação e prática interprofissional em saúde pressupõe a articulação de estudantes e/ou trabalhadores de duas ou mais áreas profissionais em prol da qualidade do cuidado prestado, a proposta pretende basear o aprendizado por meio da produção de experiência do trabalho interprofissional com construção do conhecimento e interação dos saberes. Trata-se de uma proposta de ensino-pesquisa-extensão que possibilitará a vivência e disseminação da educação interprofissional, prática colaborativa e trabalho em equipe em saúde coletiva ancorados na integralidade da atenção à saúde.
III Encontro de Educação Interprofissional em Saúde da UFSCar
Período: 2022 - 2022
Descrição: Considerando a relevância da proposta da EIP torna-se necessário a abertura para reflexão afim de estimular a articulação entre os cursos da saúde na UFSCar e identificar novas possibilidades para construção da interprofissionalidade na formação. A articulação interprofissional almejada precisa ser construída tanto no âmbito da formação teórico quanto prática nos campos da rede de atenção à saúde de São Carlos, por isso justifica-se o engajamento de estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, docentes, trabalhadores dos serviços de saúde da rede e gestores. Objetivos: a) Promover reflexões sobre a formação interprofissional em saúde na UFSCar. b) Compartilhar experiências interprofissionais vivenciadas dentro e fora da universidade no PET-Saúde Interprofissionalidade. c) Estimular a construção de espaços de educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde da UFSCar. d) Construir propostas e estratégias para implementar a educação interprofissional em saúde na UFSCar. e) Compartilhar caminhos para a construção e disseminação de evidências na educação e no cuidado interprofissional em saúde.
Programa de Intercâmbio para Educação e Pesquisa no Cuidado Interprofissional em Saúde
Período: 2022 - 2022
Descrição: A proposta do programa pesquisador visitante tem o objetivo de promover intercâmbio para educação e pesquisa sobre o cuidado interprofissional em saúde e revisões sistemáticas. Dr. Andreas Xyrichis passará 15 dias junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (USFCar). As atividades envolverão quatro grupos de pesquisa da UFSCar e um da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo com colaborações em persquisa, realização de palestras, workshops, novas parcerias e discussões com a comunidade acadêmica. O intercâmbio, expertise e experiência do Dr. Andreas Xyrichis promoverão o desenvolvimento de projetos, troca de conhecimentos e futuras parcerias em pesquisas sobre o cuidado interprofissional.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Saúde mental no trabalho: a educação em saúde como estratégia de inserção da temática nas ações do Sindicato dos metalúrgicos
Período: 2019
Período: Agosto/2019 - Dezembro/2019
Descrição: Esta atividade tem como objetivo contribuir com o fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no município de São Carlos-SP, a partir de reflexões junto à Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e oficinas sobre os desafios e potencialidades na área de Saúde do Trabalhador. A consolidação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) ainda é um desafio no contexto da saúde, especialmente na esfera municipal. A UFSCar vem atuando em diversos espaços e desenvolvendo ações no sentido capacitar pessoas para a gestão e participação social no campo da Saúde do Trabalhador, sendo que este projeto irá corroborar com tais ações.