Extensão

Saúde mental no trabalho: a educação em saúde como estratégia de inserção da temática nas ações do Sindicato dos metalúrgicos. Fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no município de São Carlos-SP.

InformaSUS-UFSCar - Comunicação Social no Contexto da COVID-19

Período: 2020 - atual

Descrição: Projeto de Comunicação Social em Saúde desenvolvido em torno das necessidades de difusão de conhecimento científico, cuidados e orientações à Saúde baseadas em evidências científicas, bem como para servir de suporte a iniciativas de combate a notícias falsas em mídias sociais em torno do acontecimento e dos impactos sociais da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma articulação interdepartamental que reúne docentes e técnicos-administrativos no trabalho de curadoria editorial para difusão de conhecimento científico, com suporte em plataforma naWeb. A imprensa oficial, as mídias sociais e os meios de comunicação serão respeitados em suas institucionalidades, sendo um projeto de comunicação e de difusão do conhecimento científico à comunidade acadêmica e à população em geral. O projeto conta com website no endereço www.informasus.ufscar.br e em perfis de redes sociais.

Fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no município de São Carlos-SP

Período: 2019

Descrição: Esta atividade tem como objetivo contribuir com o fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no município de São Carlos-SP, a partir de reflexões junto à Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e oficinas sobre os desafios e potencialidades na área de Saúde do Trabalhador. A consolidação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) ainda é um desafio no contexto da saúde, especialmente na esfera municipal. A UFSCar vem atuando em diversos espaços e desenvolvendo ações no sentido capacitar pessoas para a gestão e participação social no campo da Saúde do Trabalhador, sendo que este projeto irá corroborar com tais ações..

Financiamento: Universidade Federal de São Carlos.

Educação interprofissional e produção de evidências no contexto da covid-19

Período: 2021 - 2021

Descrição: O ensino de graduação na área da saúde tradicionalmente é pautado em conteúdos extensos que são organizados de forma fragmentada e centrados na doença. Há a valorização das especialidades e das ações isoladas das profissões, com ausência de práticas interprofissionais nos currículos. A necessidade de rever a formação dos profissionais de saúde foi impulsionada pela aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em saúde a partir de 2001 que afirmam a formação profissional de saúde para atender ao sistema de saúde vigente e o trabalho em equipe. Porém, os cursos de graduação ainda possuem poucas oportunidades de vivências das necessidades em saúde da população e do trabalho em equipe. Neste cenário, identifica-se a necessidade de fornecer a aproximação entre ensino e trabalho de forma a permitir que o trabalho em equipe seja viabilizado, com troca de conhecimentos e com a vivência da produção do cuidado. Como a educação e prática interprofissional em saúde pressupõe a articulação de estudantes e/ou trabalhadores de duas ou mais áreas profissionais em prol da qualidade do cuidado prestado, a proposta pretende basear o aprendizado por meio da produção de experiência do trabalho interprofissional com construção do conhecimento e interação dos saberes. Trata-se de uma proposta de ensino-pesquisa-extensão que possibilitará a vivência e disseminação da educação interprofissional, prática colaborativa e trabalho em equipe em saúde coletiva ancorados na integralidade da atenção à saúde.

III Encontro de Educação Interprofissional em Saúde da UFSCar

Período: 2022 - 2022

Descrição: Considerando a relevância da proposta da EIP torna-se necessário a abertura para reflexão afim de estimular a articulação entre os cursos da saúde na UFSCar e identificar novas possibilidades para construção da interprofissionalidade na formação. A articulação interprofissional almejada precisa ser construída tanto no âmbito da formação teórico quanto prática nos campos da rede de atenção à saúde de São Carlos, por isso justifica-se o engajamento de estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, docentes, trabalhadores dos serviços de saúde da rede e gestores. Objetivos: a) Promover reflexões sobre a formação interprofissional em saúde na UFSCar. b) Compartilhar experiências interprofissionais vivenciadas dentro e fora da universidade no PET-Saúde Interprofissionalidade. c) Estimular a construção de espaços de educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde da UFSCar. d) Construir propostas e estratégias para implementar a educação interprofissional em saúde na UFSCar. e) Compartilhar caminhos para a construção e disseminação de evidências na educação e no cuidado interprofissional em saúde.

Programa de Intercâmbio para Educação e Pesquisa no Cuidado Interprofissional em Saúde

Período: 2022 - 2022

Descrição: A proposta do programa pesquisador visitante tem o objetivo de promover intercâmbio para educação e pesquisa sobre o cuidado interprofissional em saúde e revisões sistemáticas. Dr. Andreas Xyrichis passará 15 dias junto ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (USFCar). As atividades envolverão quatro grupos de pesquisa da UFSCar e um da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo com colaborações em persquisa, realização de palestras, workshops, novas parcerias e discussões com a comunidade acadêmica. O intercâmbio, expertise e experiência do Dr. Andreas Xyrichis promoverão o desenvolvimento de projetos, troca de conhecimentos e futuras parcerias em pesquisas sobre o cuidado interprofissional.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Saúde mental no trabalho: a educação em saúde como estratégia de inserção da temática nas ações do Sindicato dos metalúrgicos

Período: 2019 

Descrição: Trata-se de uma atividade de educação em saúde voltada aos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), membros da comissão de fábrica e trabalhadores do Sindicato dos Metalúrgicos que tem como objetivo sensibilizar e informar sobre a temática da saúde mental na atualidade. Terá como foco ações preventivas e promotoras de saúde. A universidade foi procurada por parte do grupo de trabalhadores que solicitou esta parceria no desenvolvimento de atividades que trouxessem discussões sobre a saúde mental para dentro do cenário do trabalho das comissões de fábrica. Tema de extrema relevância, trazendo para centro da discussão aspectos multicausais do adoecimento mental. Este será um projeto inicial na parceria com sindicato, iniciando nossos trabalhos com os trabalhadores da empresa Volkswagen.
Fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no município de São Carlos-SP

Período: Agosto/2019 - Dezembro/2019

Descrição: Esta atividade tem como objetivo contribuir com o fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no município de São Carlos-SP, a partir de reflexões junto à Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e oficinas sobre os desafios e potencialidades na área de Saúde do Trabalhador. A consolidação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) ainda é um desafio no contexto da saúde, especialmente na esfera municipal. A UFSCar vem atuando em diversos espaços e desenvolvendo ações no sentido capacitar pessoas para a gestão e participação social no campo da Saúde do Trabalhador, sendo que este projeto irá corroborar com tais ações.