Aluna do GFST é aprovada em bolsa BEPE/FAPESP

A aluna de iniciação científica, Luana Viviani Borges, foi aprovada em processo seletivo de bolsa de estudos no exterior. Desde setembro, Luana está em Ottawa, ON, Canadá pela Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE/FAPESP).

A aluna de graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (DEnf/UFSCar), Luana Viviani Borges, foi aprovada em processo seletivo de bolsa de estudos no exterior pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Desde Outubro Luana está em Ottawa, província de Ontario no Canadá com uma Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE/FAPESP).

Durante os 4 meses de vigência de sua bolsa, ela estará vinculada ao Department of Family Medicine da University of Ottawa sob orientação da Dra. Vivian Aline Mininel (UFSCar) e da Dr. Kamila Premji (uOttawa) desenvolvendo a BEPE que é parte de sua pesquisa de Iniciação Científica “Longitudinalidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde à luz do sistema de referência e contrarreferência”. A BEPE tem como objetivo compreender estratégias, políticas e programas para melhorar a qualidade da comunicação nos serviços de saúde em Ottawa, Canadá; e analisar as diferenças entre os sistemas de saúde brasileiro e canadense para garantir a longitudinalidade do atendimento. A bolsa no exterior será um estudo descritivo para obter insights e familiaridade com documentos e declarações de políticas e investigação na medida em que as informações. O projeto de pesquisa será desenvolvido em três fases: (1) Revisão da literatura cinzenta; (2) Discussão com especialistas em serviços de saúde; (3) processo ativo de aprendizagem, incluindo visitas clínicas, atendimento e participação em reuniões com o Grupo de Pesquisa da Comunidade de Prática e Série de Workshops de Pesquisa em Atenção Primária em Ottawa.

Luana Viviani no Canadá
Luana Viviani no Department of Family Medicine da University of Ottawa.