Notícias do site

Boletim Nº 01 do Projeto PPSUS "Estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de atenção básica".

Confira o Boletim Informativo Nº 01 do projeto "Estratégias de gestão em saúde para melhorias do acesso e da qualidade dos serviços de atenção básica". O projeto é financiado no Edital PPSUS, processo FAPESP, o qual apoia pesquisas voltadas para problemas prioritários de saúde e para o fortalecimento da gestão do SUS no estado de São Paulo.

Ações do Cerest Araraquara no contexto da pandemia de COVID-19 são abordadas na plataforma INFORMASUS/UFSCar.

A entrevista realizada entre a plataforma INFORMASUS/UFSCar e o Cerest Araraquara abordou as ações que vem sendo desenvolvidas durante a pandemia de COVID-19. Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) estabelecem-se como suporte para a RENAST no SUS, promovendo a integração dos serviços, bem como suas ações de vigilância e gestão na Saúde do Trabalhador.

Retorno ao trabalho, suas implicações e cuidados necessários, é tema de publicação na plataforma INFORMASUS/UFSCar

A plataforma da UFSCar para comunicação social sobre COVID-19, abordou em uma de suas publicações, relacionadas a saúde do trabalhador, a necessidade de retorno ao trabalho em meio a pandemia. A notícia informou os tópicos atuais da Organização Mundial de Saúde e da Organização Internacional do Trabalho para a flexibilização do isolamento e para o retorno ao trabalho, respectivamente, além das medidas para um retorno seguro ao trabalho. Além destes, abordou-se também o cenário atual em que estamos na pandemia e os fatores que se relacionam, como a classificação dos locais por fases e as quantidades de testes realizados, destacando a influência da conjuntura para os trabalhadores que estarão expostos.

Trabalhadores da Saúde e a superexposição de informações sobre COVID-19 é assunto na plataforma INFORMASUS/UFSCar.

A plataforma de comunicação social em COVID-19 da UFSCar aborda em sua ultima publicação o grande volume de informações aos quais os trabalhadores da saúde estão expostos. Pela rápida emergência do novo coronavírus diversos estudos estão sendo realizados em um curto período, a fim de enfrentar a pandemia que acomete o mundo, assim o alto fluxo de novas informações pode gerar efeitos negativos aos trabalhadores da saúde. A matéria traz formas de enfrentamento desta situação, além de fontes estratégicas para a busca de informações.

Resultado do processo de seleção de bolsista de extensão

Divulgação do resultado do processo de seleção de bolsista de extensão para atuar no âmbito da Atividade de Extensão: Fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no município de São Carlos – SP. Informamos que estudante selecionada para bolsa de extensão foi Leticia Lima dos Santos. Agradecemos a participação e interesse dos demais estudantes inscritos. Cordialmente, Profa. Vivian Mininel & Equipe

Seleção de bolsista de extensão

Processo de seleção de 1 (um) bolsista de extensão para atuar no âmbito da Atividade de Extensão: Fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no município de São Carlos – SP, sob coordenação da Profa. Dra. Vivian Mininel

1º Ciclo de debates do Núcleo de Estudos Organizacionais - UFSCar

A Profa. Dra. Vivian Aline Mininel participou do 1º Ciclo de debates do Núcleo de Estudos Organizacionais, realizado em 31 de outubro, no Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, sobre o tema: "Mudanças no Mundo do Trabalho". Também compuseram a a mesa o Prof. Dr. Jacob Lima, Profa. Dra. Alessandra Rachid e Prof. Dr. Mauro Côrtes

Mestranda do GFST recebe prêmio em evento internacional

A estudante de mestrado Ana Paula Griggio recebeu o "Prêmio de Pesquisas de Destaque na Área Vida, tema Atenção Primária a Saúde", na XXVI Jornada de Jovens Pesquisadores da AUGM, pela apresentação de sua pesquisa de mestrado sobre "Educação Interprofissional para atenção à saúde dos trabalahdores", sob orientação da Profa. Dra. Vivian Mininel. Parabéns pela conquista!

Participação da Aluna de mestrado Ana Paula Griggio em evento internacional

A mestranda Ana Paula Griggio apresentou resultados parciais de sua dissertação de mestrado, no trabalho intitulado "Educação Interprofissional para atenção integral à saúde dos trabalhadores", durante sua participação na XXVI Jornada de Jovens Investigadores AUGM, que aconteceu na Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina. O evento tem por objetivo fortalecer os laços Internacionais e incentivar a pesquisa acadêmica.